Conheça as mais belas fazendas de cacau da região sul da Bahia!

Quem não gosta de chocolate, não é mesmo? Feito das mais diversas formas e usado em pratos culinários deliciosos, difícil não se interessar pelo alimento. Mas de onde vem o chocolate? Afinal de contas, ele não nasce em árvores. O sul da Bahia, conhecido como a região cacaueira do país, possui belíssimas fazendas especializadas na plantação de cacau, fruto responsável pela produção de chocolate, e muitas delas acessível ao publico. Com a abertura da Estrada do Chocolate no ano passado, nunca foi tão fácil visita-las.

Interessado em conhecê-las? Selecionamos algumas fazendas que você não pode deixar de visitar.


Fazenda Yrerê

Além da produção de cacau, a fazenda também trabalha com turismo rural, artesanato (decorações e moveis rústicos), flores tropicais, patchwork (trabalho com retalho) e o que não poderia faltar, chocolate. Visitantes terão a oportunidade de ver belas paisagens, conhecer a história do cacau e desfrutas pratos típicos da região.


Fazenda Provisão

Localizada em uma área privilegiada repleta de recursos naturais, a fazenda está aberta a todos que tiverem interesse em conhecer a história da região e a cultura cacaueira, tudo isso num ambiente aconchegante e típico de uma fazenda tradicional.

A fazenda oferece aos visitantes a oportunidade de verem todo o processo de produção do cacau e fazer trilhas. Para quem quiser ficar um pouco mais, também é possível se hospedar na casa anexa a sede da fazenda.


Fazendo Riachuelo (Mendoá Chocolates)

Na fazenda Riachuelo os visitantes tem a oportunidade de assistirem todas as etapas de produção do cacau e do chocolate. A visita começa pela fabrica, onde é necessário usar roupas especiais para ver de perto, através de salas de vidro, o processo de transformação da amêndoa para o chocolate. Em uma caminhonete, os turistas são levados para conhecer a plantação e para os mais aventureiros, é possível ir a pé ao local onde os trabalhadores manuseiam o cacau para produção.


Fazenda Independência

A fazenda com 500 hectares, próxima a Uruçuca, foi inteiramente restaurada após mudar de mãos na década de 80. O passeio na lavoura de cacau, que ocupa 250 hectares da propriedade, é feito com o auxilio de tratores ou caminhonetes 4x4 por conta do terreno acidentado.

Após a visita, os visitantes podem apreciar de um delicioso café da manhã ou da tarde, servido na varanda do casarão. São servidos diversos quitutes baianos como cuscuz de milho com leite de coco e bolo de mandioca.


Fazenda Porto Esperança

A fazenda promete uma experiência única logo no inicio da visita. Após cruzar a porteira da propriedade, o visitante cruza o rio Almada, em pé, numa balsa de tração manual, onde na outra margem Marcelo Abrantes, proprietário da fazenda, aguarda.

O cacau produzido na fazenda não é destinado para a fabricação de chocolate, mas sim para destilados, feitos a partir do mel da fruta.

Além da degustação, a visita inclui uma caminhada de um quilômetro para conhecer a roça e a cascata da fazenda.


86 visualizações
  • Google+ - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • TripAdvisor - Black Circle

073   3214 8800

073    3617 8822

073 9 9113 4962

Rua Aziz Maron, 1141 - Góes Calmon. 

Itabuna, Bahia, Brasil

Nossas Políticas