Geração Z: os jovens que não esperam a mudança!

Uma das características mais marcantes do mercado de trabalho é o seu dinamismo. O ambiente profissional está em constante evolução e com isso, não podemos deixar de ignorar uma das mais recentes mudanças, a geração Z.
O que é a geração Z?
A geração Z é formada por pessoas ainda bastante jovens, que nascerem entre 1990 e 2010. Esses indivíduos são caracterizados por nascerem em um período de rápido desenvolvimento tecnológico e de rápida troca de informação. Pessoas nascidas durante essa época possuem comportamentos que refletem o fácil acesso a tecnologias, fazendo mais uso de smartphones para estarem sempre conectados a redes sociais.
Como se relacionam com o trabalho?
Indivíduos da geração Z são conhecidos por serem rápidos e flexíveis, sendo capazes de terminarem suas atividades com mais rapidez e aprenderem rapidamente novas habilidades quando necessário. Por mostrarem criatividade e fácil aprendizagem, são inovadores, gostam de desafios e até se arriscam como empreendedores, mas podem demonstrar tédio e impaciência com rotinas fixas. Eles também estão mais suscetíveis a rotatividade de empregos.
Como a geração Z pode contribuir nas empresas?
Por serem mais familiarizados com as novas tecnologias e por apresentarem mais flexibilidade e agilidade ao realizar suas tarefas, os jovens da geração Z podem aumentar significativamente a produção de uma empresa e também aperfeiçoar a comunicação entre os demais integrantes da equipe. Podem se envolver em vários setores diferentes da organização e rapidamente estarem aptos para exercerem cargos nos mesmos.
É importante realçar que o maior desafio no momento é a alta rotatividade desses profissionais, causando um custo considerável para as empresas que investem em seus treinamentos.
Por terem crescido e vivido em uma realidade diferente, o conflito entres os jovens da geração Z com as outras gerações pode ser inevitável, causando incompatibilidade e transtorno no ambiente de trabalho. Cabe aos gestores estarem bem preparados para acomodar esses novos profissionais, que apesar de ainda serem inexperientes, podem contribuir positivamente para as empresas com o conhecimento e habilidades que possuem.